Dark Wonderland

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de RPG do Sistema Storyteller da White Wolf, envolvendo Vampiro: A Mascara e Lobisomem o Apocalipse


    Características

    Storyteller
    Storyteller
    Admin


    Mensagens : 125
    Data de inscrição : 22/11/2019

    Características  Empty Características

    Mensagem por Storyteller Sex Dez 20, 2019 8:52 pm

    Introdução

     
     
     
     
    Todos os espíritos, até mesmo os mais poderosos, compartilham de alguns elementos em seu ciclo de vida. Todos têm Gnose, Força de Vontade, Fúria e Essência, em diferentes níveis. Ainda mais, espíritos aderem a certos ritmos e padrões.
     


     
    Modorra

     
    Como seres vivos, espíritos frequentemente entram num estado de dormência e repouso, conhecido como modorra. É nesse estado que a maioria dos espíritos passa a maior parte de sua existência. Enquanto em modorra, os espíritos entram num estado como o efêmera. De fato, espíritos devotados a Gaia parecem fundir sua consciência à Dela própria. Essa unidade com Gaia é tão nutritiva e tranquila quando o sono para as criaturas matérias. Quanto mais poderoso o espírito, menos confiável ele é em modorra; ainda há boatos sobre espíritos Incarna que se retiraram e acabaram dormindo por um milênio ou dois.
     
    Com a aproximação do Fim dos Tempos, mais e mais espíritos mergulham em modorra permanentemente, adormecendo e recusando-se a acordar. Assim, a antes vibrante tapeçaria de Gaia desbota-se, no monocromático e gélido Mundo das trevas. Observadores que sabem onde procurar podem ocasionalmente encontrar espíritos modorrentos e acordá-los com infusões de Gnose temporária. É muito comum, porém, que os espíritos desejem dormir eternamente, convencidos do futuro sem esperanças que está chegando.
     
     
     
     


     
     
    Sustento

     
     
    Todos os espíritos precisam recarregar suas energia usando uma das várias fontes existentes. Por exemplo, entrar em modorra é a maneira mais básica de recuperar Fúria, Gnose, Força de Vontade ou essência, da mesma forma que os seres materiais recuperam suas energia enquanto dormem. Os espíritos podem também recuperar suas energia mediante o trabalho de seres materiais (como os ritos dos Garou). Alguns espíritos utilizam-se de artefatos materiais para manter suas características; por exemplo, um espírito de Guerra pode harmonizar-se com uma arma que tenha sido passada de soldado para soldado. Como a arma é usada numa luta atrás da outra, o espírito se alimenta. Alguns espíritos, também, podem ater-se a certos lugares, alimentando-se de resíduos psíquicos do lugar; Os Malditos frequentemente pairam sobre lugares de horror e morte, enquanto os naturae preferem áreas imaculadas, de tranquilidade rústica.
     
    As vezes, espíritos caçam e consomem outros espíritos;  por exemplo, Espíritos-leão caçam e comem Espíritos-gazela, absorvendo sua energia no processo. Isso normalmente ocorre em conjunto com certas “linhas naturais” predefinidas, um acordo entre caça e caçador. Espíritos que causam dano a outros sem concordância desses normalmente são Malditos.
     

     
     


     
    Ninhadas

     
     
     
    Assim como os demais seres se dividem em tribos e raças, os espíritos são partes de grandes famílias espirituais, às quais eles se referem como “ninhadas”. Todas as ninhadas descendem de um ou mais Incarnae, e por fim, de Gaia. Assim sendo, é correto afirmar que todos os espíritos descendem de uma ninhada ancestral, e que estão de alguma forma, relacionados, como membros de uma família, que tem lutas e disputas entre si. Tecnicamente, existem algumas relações adotivas dentro de uma ninhada; por exemplo, o grande totem Leão juntou-se à ninhada do grifo após perder sua tribo escolhida para a Wyrm. Embora o Leão não descenda realmente do Grifo, seu status de “filho adotivo” do poderoso patrono dos Garras Vermelhas é igual ao de qualquer outro espírito da ninhada. E, é claro, o aspecto do Leão que se relaciona com os leões metamorfos Simba definitivamente não é parte da ninhada do Grifo. É por razões como essas que uma “árvore genealógica” entre espíritos é simplesmente impossível, e o relacionamento entre a ninhada é tão importante.
     
    De forma geral, uma ninhada é definida como um grupo de espíritos descendentes ou que têm um juramento par com um determinado Incarna. Assim sendo, toda a prole de espíritos do Avô Trovão é considerada uma mesma ninhada. Se uma matilha toma um espírito-trovão como totem, esse espírito está relacionado com todos os outros totems-trovão no mundo ou na Umbra.
     
    Os laços entre uma ninhada são muito fortes. Um metamorfo que ofende um espírito, ultimamente, ofende um espírito, ultimamente, ofendo todos os espíritos daquela ninhada. Mais raramente, um metamorfo de grande mérito pode ser adotado como um membro de uma ninhada de espíritos. É, sem dúvida, uma grande honra, que excede até mesmo a relação do metamorfo com seu totem tribal.
     

     
     


     
    Chiminage

     
     
     
    Compreender e respeitar o Chiminage é essencial para um acordo seguro e benéfico com o mundo espiritual. Simplificando, o conceito de Chiminage é pagar um favor que lhe foi prestado com algo de valor maior ou igual. Esse conceito parece ser uma parte integral da própria Gaia – a idéia de sacrifício e cooperação em benefício do mundo como um todo. Obviamente, todos os espíritos de Gaia entendem e fazem uso desse conceito. Chiminage é, indiscutivelmente, a melhor maneira para se demonstrar respeito á importância de um espírito. Falhar ao oferecer um favor de igual magnitude ao pedir ajuda a um espírito, é o mesmo que dizer: “ seu favor é tão insignificante, que nem ao menos me preocupo em retribuí-lo”.
     
    Uma falha ao oferecer Chiminage tem consequências, que vão desde o espírito apenas recusar-se a ajudar (se o metamorfo tiver sorte), até um ataque furioso do espírito ofendido (particularmente no caso de espíritos da guerra, predadores, ferozes ou criaturas muito orgulhosas).
     
    Chiminage pode servir a outros propósitos. Às vezes, é uma maneira de um metamorfo (ou, ocasionalmente, um espírito) redimir-se, oferecendo um favor como pedido de desculpas por suas ações. De modo oposto, os metamorfos em harmonia com o mundo espiritual podem oferecer favores com a intenção de fortalecer seus laços com um espírito, ou simplesmente para aumentar sua reputação.  (As notícias no mundo espiritual correm rápido e as ações – boa ou não – que afetem um espírito logo serão conhecidas por todos. De fato, os espíritos gaianos acreditam até mesmo naqueles Dançarinos da Espiral Negra que mantêm suas promessas apavorantes com mais respeito que seus irmãos traiçoeiros. Desnecessário dizer que os próprios Malditos também valorizam o Chiminage, embora os favores que pedem sejam de uma natureza mais sombria).
     
    De forma geral, qualquer favor requisitado como parte de um chiminage deve ser “pago” com uma ação de maior ou igual importância. É claro, para “equilibrar as coisas”, o maior favorecido pode, eventualmente, prestar um outro favor para acabar com a diferença entre os favores prestados, e assim por diante. Alguns metamorfos e espíritos apreciam relações de chiminage que duram por anos, onde cada um se beneficia da cooperação mútua, enquanto um tenta superar o favor prestado pelo outro.
     
    O chiminage propriamente dito pode tomar quase qualquer forma. Pode ser, simplesmente, uma missão onde se toma parte nas responsabilidades do espírito (um favor particularmente apropriado para quando o espírito ensina ao metamorfo um dom de nível alto). Pode ser que o metamorfo tenha de propagar as palavras de generosidade e conselhos do espírito – uma campanha de “Relações Públicas”, se preferir. Metamorfos que tentam aprisionar espíritos em fetiches frequentemente tentam “adoçar” o pacto, tornando o receptáculo o mais confortável possível para o espírito – talvez, usando um material recompensador ou tranquilizador para o espírito, como aço afiado para espíritos da guerra, ou seda preta para espíritos da noite. Às vezes, os favores podem parecer fúteis ou até mesmo estranhos. Por exemplo, espíritos-barata podem pedir que você arranhe as unhas em concreto ( elas gostam do som) ou deixa algumas guloseimas em determinados lugares. Independente, o que conta mesmo é honrar o pacto.
     



      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 6:10 pm